Rotary Club Santo André Norte

Links Rápidos do Rotary Club:

www.rcsanorte.com.br
www.rotary66.com

 

História do Rotary Club de Santo André – Norte

Surgida na Governadoria Gabriel Costa 57/58.

Revitalizada na Governadoria Afonso Vidal, 58/59; sendo presidente do Rotary Club de Santo André, J.B. Aranha. O Governador Vidal encarrega o governador da gestão 1960-61, Manuel Gutierrez Duran de desenvolver atividades para a fundação de um novo clube em Santo André, que por sua vez convidou os companheiros João Simões e Alcides Beccardi para fazer as primeiras sondagens entre os profissionais mais destacados da região.

Em fevereiro de 1959, a pedido dos companheiros Simões e Beccardi, o companheiro Abramo Canepa, na época Inspetor Federal de ensino da região, coordena uma primeira reunião com o companheiro Eliseu Fedri, Diretor da Escola Técnica Comércio Santa Terezinha.

Num encontro posterior em março de 1959 estes mesmos companheiros já começavam a trabalhar a idéia de um clube dentro do 2º Subdistrito. Na reunião seguinte, na escola do companheiro Eliseu; além dos companheiros Victor Mayerá e os Srs. Fernando Figueroa e Hélcio Lorenzini, os quais, a exemplo dos companheiro Eliseu, eram muito bem relacionados no 2º Subdistrito. Decidido convidar outros profissionais da região.

Novo encontro em abril de 1959, nas instalações do Grêmio Recreativo de Utinga, a convite do Sr. Wladislaw Kosior. Companheiros Simões e Beccardi presentes. O entusiasmo crescia. Marcada a data da reunião para eleição do primeiro conselho diretor no dia 06 de Maio de 1959. Fundação do Rotary Club de Utinga.

Em 06 de maio de 1959, no Restaurante “San Remo”, à Rua 15 de Novembro, no atual prédio onde funciona hoje a ACISA, consultadas as disponibilidades de cada rotariano, chegou-se a um acordo comum, proposto por Simões e Beccardi, sempre presentes em todas as reuniões durante um ano seguido e foi eleito o Primeiro Conselho Diretor, presidido por Figueroa.

Considerou-se os presentes fundadores do clube esta data de 06 de maio como a data da fundação. Encerrada a votação foi marcada a primeira reunião ordinária do clube, que passariam a acontecer às quartas-feiras, às 19:30 hs.

Território do Clube

Conforme ata da reunião da Assembléia Geral Extraordinária do Rotary Club de Santo André – Clube – Padrinho, em 14/05 de 1959, fica oficializado o território do 2º Subdistrito onde o clube deverá exercer suas atividades, tendo o Rio Tamanduateí como divisa de territórios. Anos mais tarde o Clube padrinho demonstrando grande despreendimento oficializava a cessão do Bairro Campestre até a Rua Vitória Régia, aumentando o território do Clube.

Mudança de Nome

Em razão do território do clube não estar mais restrito ao 2º Subdistrito, em 29/05/68, na gestão do Presidente Di Lascio, o Rotary Club de Utinga passava a designar-se Rotary Club de Santo André – Norte.

Sócios Fundadores

Takemi Suetsugu
Tujichi Yabumoto
Luiz Ferrari
Yuao Motomura
Gilberto Menezes Cabral
Wladislaw Kosior
Durvalino O. Santos
Eliseu Fedri
Isaías Apolinário
Hélcio J. Lorenzini
Benedito Beltrão
Alfredo Murin
Fernando Figueroa
Orlando Dall Olio
Waldemar Benassi
Giovani Santacroce
Henrique Calderazzo
João Camargo Filho
João O. Mello
Acácio H. Torres
Leonardo Gatti

O que é Rotary?

Muitos ouvem falar sobre Rotary. Mas será que todos sabem da real importância que um clube pode ter para sua comunidade? E o quanto podem ser beneficiados pelos inúmeros projetos realizados por esta organização?

Rotary é uma associação mundial de empresários e profissionais unidos em Rotary Clubs, trabalhando em projetos humanitários a fim de estimular o Ideal de Servir, promovendo a paz e a boa vontade no mundo.

O primeiro Rotary Clube foi organizado em Chicago por seu fundador, Paul Harris, um advogado. Rotary é o mais antigo clube de serviço no mundo. A primeira reunião aconteceu em 23 de Fevereiro de 1905, dando origem ao nome “Rotary”, que foi escolhido porque todas as reuniões aconteciam no local de trabalho de cada um de seus sócios, alternadamente.

O objetivo de Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir, como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando:

Primeiro: O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;

Segundo: O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;

Terceiro: A melhoria da comunidade, pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e particular;

Quarto: A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

“Servindo através da profissão precisamos sempre proclamar a Verdade, promover a Justiça e defender a Honestidade como valores absolutos. Valorize Rotary fazendo da sua profissão uma magnífica oportunidade de Servir. Procure ser sempre um exemplo para os jovens e um padrão para os mais antigos. Transmita à sua entidade de classes, aos seus clientes e competidores os sadios princípios do Rotary. Preserve com Moral e a Ética dignificando sua participação pessoal em Rotary.”   
                                                           (Boletim Mensal de Julho/1990)